Solos para raízes fortes

20/06/2018

SOLOS PARA RAÍZES FORTES

Três áreas onde você precisa se desenvolver

17 de Junho De 2018

SÉRIE "ENRAIZADO" 03|04
SOLOS PARA RAÍZES FORTES

Mensagem pregada pelo Pr. Ednilson Fernandes de Souza

Texto Base: "Portanto, assim como vocês receberam Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nele, enraizados e edificados nele, firmados na fé, como foram ensinados, transbordando de gratidão." (Colossenses 2.6-7)

Chegamos à terceira mensagem da série "ENRAIZADO". Na primeira mensagem descobrimos que o sistema secreto de raízes nos faz grandes por dentro, muda a nossa visão e nos faz aproveitar todo processo de crescimento em nossa vida. Na segunda mensagem descobrimos que é hora de aprofundarmos ainda mais nossas raízes. Hoje vamos descobrir quais são os solos que nos fazem ficar enraizados de forma saudável.

Terrenos ou áreas da nossa vida em que precisamos crescer:

1º SOLO - O solo da INTIMIDADE

"Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará." (Mateus 6.6)

Deus reserva algumas coisas para serem encontradas apenas no secreto. Se quiser recebê-las deverá retirar-se para esse lugar íntimo de oração.

A diferença entre homens e mulheres de Deus que impactaram o mundo e os que não impactaram, é que aqueles que impactaram não tem medo de falhar por Deus. (Banning Liebscher - ENRAIZADO)

2º SOLO - O solo do SERVIÇO

Jesus sempre fundiu os conceitos de grandeza, liderança e realeza com os conceitos de humildade, amor e serviço.

"Depois que lhes lavou os pés, e tomou as suas vestes, e se assentou outra vez à mesa, disse-lhes: Entendeis o que vos tenho feito? Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou. Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou. Se sabeis estas coisas, bem-aventurados (felizes) sois se as fizerdes." (João 13.12-17)

Felizes serão SE as PRATICAREM. Procure oportunidade de servir pessoas próximas a você. Se você é solteiro, sirva em sua casa, a seus familiares com amor. Se você é casado sirva ao seu cônjuge e filhos.

Sirva como Jesus. Incondicionalmente. Viva de modo a encorajar e elogiar a tantos quantos puder no serviço do Reino, porque Jesus se agrada.

"Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor." (Js 24.15)

Repetir: Eu e minha casa serviremos ao Senhor.

Pergunte ao seu irmão o que é servir.

O texto não diz: Eu e minha casa seremos frequentes aos cultos...

3º SOLO - O solo da COMUNIDADE

1 Então Davi se retirou dali, e escapou para a caverna de Adulão; e ouviram-no seus irmãos e toda a casa de seu pai, e desceram ali para ter com ele. 2 E ajuntou-se a ele todo o homem que se achava em aperto, e todo o homem endividado, e todo o homem de espírito desgostoso, e ele se fez capitão deles; e eram com ele uns quatrocentos homens." (1º Sm 22.1-2)

Engraçado que Davi, possivelmente, foi encontrado por pessoas das quais ele gostaria de continuar escondido.

O processo de Deus na vida de Davi foi criado para transformá-lo em um líder que pudesse suportar o peso das responsabilidades e o destaque que se seguiria. (Banning Liebscher - ENRAIZADO)

A vida em comunidade é surpreendente! Temos oportunidade de nos relacionar com pessoas tão diferentes, de criações, estilos de vida, condições financeiras diferentes.

Jesus se relacionava com todos, ele não era solitário

Em todas as áreas frutíferas de nossas vidas, existe o "melhor" de muitas pessoas.

Talvez você tenha esgotado o seu melhor e tenha desistido. Decida expor sua vida a alguém de sua confiança na igreja. Talvez exista algo revelador no melhor do outro que transformará sua vida! A Bíblia diz:

"O que anda com os sábios ficará sábio, mas o companheiro dos tolos será destruído." (Provérbios 13.20)

Deus instruiu Moisés a encorajar Josué: "Manda, pois, a Josué, e anima-o, e fortalece-o; porque ele passará adiante deste povo, e o fará possuir a terra que verás." (Deuteronômio 3.28)

Conclusão:

"E, se as primícias são santas, também a massa o é; se a raiz é santa, também os ramos o são.E se alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo zambujeiro, foste enxertado em lugar deles, e feito participante da raiz e da seiva da oliveira,
Não te glories contra os ramos; e, se contra eles te gloriares, não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti" (Rm 11,16-18)

"Saiba que não é você quem sustenta a raiz, mas a raiz a você." (Rm 11.18)

Raízes fortes precisam de solos preparados. Muitas vezes não entendemos os solos enquanto vivenciamos algumas experiências na vida. Deus permite que de cada solo possamos extrair o melhor dos nutrientes.

Na intimidade com Ele, entendemos que raízes fortes levam a frutos duradouros.

No serviço entendemos que a humildade precede toda honra e que Nele somos tudo o que Ele é.

Na comunidade entendemos que somos amadurecidos, testados e enviados para apresentar os solos a outros.

E você, está pronto para raízes fortes?