Ouse ser um guerreiro cristão

31/01/2018

OUSE SER UM GUERREIRO!

Texto base: Dn 1.3-7

Vamos estudar os quatro jovens amigos no Livro de Daniel. Daniel, Sadraque, Mesaque e Abednego estavam a 2.500 km de casa. Esses jovens eram apenas adolescentes, longe de casa, em uma cidade babilônica pagã.

Esses quatro homens jovens não foram os únicos jovens hebreus a serem levados cativos para a Babilônia. Mas esses jovens eram os melhores. Eles seriam treinados por três anos para tornarem-se sábios e depois conselheiros de Nabucodonosor, o rei da Babilônia. Todos eram jovens brilhantes, bem avançados em conhecimento, ciência e línguas.

Entretanto, havia algo mais sobre esses quatro jovens que os diferenciava:

1- Não se contaminar: Eles não queriam comer a comida ou beber o vinho do rei. Eles pediram que pudessem manter a lei de Moisés em relação a alimentos e bebidas.

Eles poderiam haver sido executados. Eles estavam tomando uma posição difícil ao lado de Deus diante dessa corte pagã. Veja o versículo 8. Ele diz: "Daniel propôs no seu coração que não se contaminaria com a porção da carne do rei, nem com o vinho que ele bebia". Os outros três fizeram o mesmo. Eles assumiram uma posição difícil ao lado de Deus.

É preciso fé e coragem para tomar uma posição como a que aqueles jovens tomaram!

Aqueles jovens rapazes continuaram a obedecer a Deus quer os outros gostassem ou não! Esse é o tipo de atitude que Deus honra! Ele os honrou e Ele irá honrá-lo se você tiver a mesma atitude!

LIBERTOS DA MORTE PELA PRIMEIRA VEZ (o Sonho de nabucodonozor - DN 2.1-13.

O rei teve um sonho e queria saber o seu significado. Mas ele não contou a seus sábios qual foi o sonho. Ele exigiu que primeiro lhe dissessem qual foi o sonho antes de explicar o que significava. Se não pudessem fazê-lo, eles seriam despedaçados. Saiu o decreto do rei e eles buscaram a Daniel e seus três amigos para que fossem mortos com os outros sábios.

2- Vida de Oração: Agora, esses jovens rapazes enfrentam outro teste.

O que Daniel fez? Ele foi e fez saber o caso a Sadraque, Mesaque e Abdenego, seus três amigos. E estes quatro homens tiveram uma reunião de oração. Eles pediram misericórdia a Deus.

deus revela o sonho e a interpletação - (Daniel 2:19-23)

Então Daniel e seus três amigos contaram ao rei o sonho secreto e sua interpretação. Então o rei fez de Daniel governador sobre a província de Babilônia, e colocou-o no comando de todos os sábios na Babilônia. Sadraque, Mesaque e Abednego também receberam posições altas.

Os jovens rapazes passaram o primeiro teste que Deus lhes deu, recusando-se a contaminar-se com a comida e o vinho do rei. Eles colocaram Deus em primeiro lugar e passaram este teste com êxito!

Agora, os jovens passaram o segundo teste. Eles se reuniram e oraram para que Deus revelasse o sonho do rei. Dependeram de Deus em oração e passaram também o segundo teste com êxito e distinção!

As vezes nós pensamos que se pode dar um pulo e passa assim a ter grande poder como cristão. Mas você não dá um "pulo" e passa a ter grande poder com Deus. Você cresce em poder. Você é salvo e então você cresce! Jesus disse:

"Quem é fiel no mínimo também é fiel no muito; quem é injusto no mínimo também é injusto no muito" (Lucas 16:10).

Se você é fiel em algo pequeno como estar na igreja nos dias de culto, ser ativo na célula, então, adiante você será fiel em coisas maiores!

Esses meninos foram fiéis não se contaminando. Eles passaram por aquele teste. Eles também foram fiéis na oração. Eles também passaram esse teste.

3- Não se prostrar, manter a postura: Mais adiante, eles enfrentaram um teste muito maior: Prostrar-se-iam e adorariam a imagem de ouro do rei, ou se arriscariam a serem queimados vivos em uma fornalha de fogo ardente por não se haverem curvado? Eles passaram os testes menores.

Ao passarem por testes menores, eles aprenderam que Deus os livraria do grande teste da fornalha de fogo ardente!

Eles foram salvos de serem mortos pelo rei. Mais tarde, quando Daniel foi lançado na cova de leões, Daniel foi salvo, por Deus, que enviou um anjo para fechar a boca dos leões!

Não houve atalhos para Daniel e seus três amigos - e não há atalhos para você. Comece agora a séria e zelosamente entregar-se a Cristo. Se você é lento, desanimado no início, jamais será um grande cristão. Empenhe-se com todas as suas forças para entregar tudo a Cristo agora.

A Bíblia diz: 

Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo" (II Timóteo 2: 3).

Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna!" (I Timóteo 6:12).

Se você é muito preguiçoso para batalhar em seu caminho para Cristo, jamais poderá lutar por algo que valha a pena na vida cristã!

A Bíblia diz que "o fogo não teve poder" para queimá-los (Daniel 3:27).

Os três passos:

· Não se contaminar;

· Vida de Oração:

· Manter a postura.