O Sistema Secreto de Raizes

08/06/2018

Texto base: Sl 1. 1" Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.

2 Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.

3 Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará".

Você foi criado para algo especial. Todo mundo quer um sentido pra viver, um legado pra deixar. Jesus chamou isso de fruto. Você foi criado para dar fruto: muito fruto e fruto que permanece. Jesus disse:

Jo 15.5 "Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer".

Uma vida de fruto é o sonho de todos nós. Você foi chamado para a grandeza!

A questão é que ninguém começa dando frutos. O fruto é o que surge por último.

É muito comum queremos tudo para já. Queremos logo os "frutos" para postar nas redes sociais!

É importante não confundir sementes com frutos. Deus nos dá sementes de sonhos e chamados, mas este ainda não é o fruto. É preciso um processo para chegar lá! Disse o profeta Jeremias:

"Bendito o homem que confia no Senhor, e cuja confiança é o Senhor. Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto." (Jeremias 17.7-8)

Não basta que a árvore esteja bem perto da água, se não estiver com raízes que cheguem até ela, ela vai morrer!

O segredo não está em parecer uma árvore bonita, nem mesmo estar "publicamente" perto da água. O segredo está nas raízes!

Você pode estar bastante focado nos resultados palpáveis da sua vida, mas Deus está bem mais interessado no seu sistema secreto: as raízes internas da sua vida com Ele.

Este é o segredo de uma vida enraizada.

O que faz este sistema secreto de raízes em nossa vida?

1. Faz de você alguém GRANDE por DENTRO

"Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração." (1º Samuel 16.7)

Davi foi escolhido por Deus porque tinha um coração pronto para ser expandido. Deus viu o que ninguém conseguia ver, nem mesmo o profeta Samuel. Davi era grande por dentro e estava pronto para crescer ainda mais.

Quando você passa por uma árvore enorme, tem que se lembrar que o que está debaixo da terra é ainda maior. O sistema de raízes é sempre maior do que aquilo que ela suporta!

A nossa tendência será a de querer ser grande por fora - falar bem, parecer profundo, ser bonito, inteligente, ter muito para oferecer, impressionar pessoas. O resultado é que tem gente "inflada" por fora, mas muito pequena por dentro. Ela facilmente "cai", porque não tem raízes. São facilmente afetados e não terminam o que deveriam fazer. A Bíblia diz que são "levados por qualquer onda."

Deus está procurando pessoas que se permitem crescer por dentro para depois crescerem por fora.

2. Faz EXPANDIR a sua VISÃO

"Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas." (2ª Coríntios 4.18)

Há muitas pessoas cheias de confusão e ansiedade porque as coisas não estão acontecendo como eles acharam que deveriam ser. Isso acontece quando não reconhecemos que em todo o tempo, Deus está formando raízes em nós. Dificuldades, contrariedades, fazer coisas de que não gostamos, não ser reconhecido, fazer tarefas simples, tudo isso é usado por Deus para nos expandir por dentro. Por isso, guarde isso: "Como você termina é mais importante do que como você começa."

É muito bom começar, sonhar, desbravar, mas o que importa é como você termina. Só será possível terminar bem se você tiver um sistema de raízes desenvolvido por Deus.

3. Faz você APROVEITAR todo o PROCESSO

"Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há fartura de alegrias; à tua mão direita há delícias perpetuamente." (Salmo 16.11)

Estas palavras de Davi mostram que em diferentes fases da vida, ele conheceu a alegria da presença de Deus. Quando ele estava nos campos, na caverna, ou na guerra, ou no palácio. Em todo o processo da sua vida, ele encontrou alegria em estar com Deus.

Deus quer expandi-lo por dentro. Ele faz isso com amor e de uma forma incrível.

O problema é que sempre haverá momentos de desconforto. O processo de criar raízes em nós nem sempre é agradável, as vezes você será tentado a querer 4 coisas:

Querer o processo do outro; resistir às lições que Deus quer ensiná-lo agora; acelerar o processo; queimar etapas.

E você sabe o que acontece quando fazemos estas coisas? Atrasamos o processo que Deus quer realizar em nossa vida. Por isso entenda, mesmo que o método de Deus em criar raízes, não esteja sendo algo que você realmente ame, mesmo assim, é o melhor de Deus para você.

"Muitas pessoas ficam presas no processo e não progridem porque elas constantemente querem estar em outro lugar, tanto em relação ao que o Senhor as está ensinando, quanto no que estão colocando suas mãos. Elas querem que o Senhor desenvolva suas raízes em meio às suas paixões, onde se sentem mais confortadas. Mas nem sempre funciona assim.

Desta forma, como você pode aproveitar todo o processo?

Confie no TEMPO de Deus, confie na ORDEM de Deus (não pular etapas), confie no PLANO de Deus).

Conclusão:

Muita energia é gasta naquilo que pessoas pensam sobre nós, nossas imagens, nossas curtidas. O que realmente importa para Deus é o que ninguém mais pode ver, mas que é a coisa mais importante da sua vida! O seu coração, enraizado Nele, se alimentando Nele, recebendo toda a vida que você precisa!

Não ame o seu sonho (o seu fruto) mais do que o próprio Deus (a raiz). Não resista às lições que Ele tem para você! Seu papel é apenas dizer: "sim".