Corte as cordas que te impedem de viver o seu potencial

16/04/2018

Corte as cordas que te impedem de viver o seu potencial

Texto base: "As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam" (ICor 2.9).

Introdução: Todos temos um grande potencial que as vezes não é atingido por haverem questões na nossa vida que tentam impedir-nos. Deus preparou coisas grandiosas para sua vida, as vezes não as alcançamos por estarmos amarrados a algumas coisas, portanto algumas cordas devem ser cortadas de nossa vida para que você possa alcançar todo o seu potencial.

Cordas a serem cortadas:

Mentira: É possível que você esteja preso a coisas e situações que não são reais, que nunca foram reais ou que deixaram de ser;

Medo: O medo é uma das cordas que precisam ser rompidas, ele pode fazer com que você nunca seja o que Deus te preparou para ser, que nunca conquiste o que Deus te preparou pra conquistar;

Sofrimento: As marcas do seu passado, os traumas que foram se acumulando em sua história de vida podem estar te impedindo de alcançar seu potencial máximo;

Independência: Independência é quando você acha que pode alcançar todas as coisas por si próprio, sem depender de Deus e de ninguém;

Relacionamentos Destrutivos: Relacionamentos destrutivos adoecem a alma.

Nosso assunto hoje é sobre como cortar essas cordas que nos prendem, liberando assim nosso potencial.

A sua vida é a soma das suas decisões!

Olhando para o capítulo 17 do primeiro livro de Samuel, podemos aprender com a experiência de Davi como é possível liberar o nosso potencial e viver a vida de conquistas e vitórias que Deus tem para nós.

1. DESTRUA os RÓTULOS que você recebeu: "Quando Eliabe, o irmão mais velho, ouviu Davi falando com os soldados, ficou muito irritado com ele e perguntou: Por que você veio até aqui? Com quem deixou aquelas poucas ovelhas no deserto? Sei que você é presunçoso e como seu coração é mau; você veio só para ver a batalha." (1º Samuel 17.28)

Eliabe rotulou Davi como alguém incapaz. No entanto, Eliabe se esqueceu de algo. Ele se esqueceu que Deus é especialista em quebrar rótulos.

Davi nunca acreditou nas mentiras que disseram sobre sua vida. Ao contrário, ele sabia quem era em Deus. Você sabe que é em Deus? Você sabe onde está firmada a sua identidade? Tem muita gente que não sabe quem é em Deus. Tem muita gente acreditando naquilo que as pessoas disseram sobre ela. Tem muita gente aceitando os rótulos mentirosos que lhe deram no passado.

O pior da mentira não é ouvi-las, mas acreditar nelas.

Os rótulos são distorções da nossa verdadeira identidade. Quando você destrói os rótulos e libera o seu verdadeiro potencial, as suas conquistas revelarão quem você verdadeiramente é. Portanto, corte a corda da mentira e libere o seu potencial!

2. ENCARE os seus DESAFIOS com CORAGEM: "Davi disse a Saul: Ninguém deve ficar com o coração abatido por causa desse filisteu; teu servo irá e lutará com ele." (1º Samuel 17.32)

Davi decidiu encarar o gigante com coragem. Os nossos desafios precisam ser encarados com coragem. Como você tem reagido diante de grandes desafios? As suas maiores oportunidades estão escondidas por trás de grandes desafios. Os gigantes não nasceram para abatê-lo, mas para elevá-lo. O que você tem passado de desafiador nesse tempo? Encare seus desafios e libere o seu potencial!

Corte a corda do medo para liberar o seu potencial.

3. Permita que Deus TOQUE em seu PASSADO e o CONDUZA para O CRESCIMENTO:

"Davi, entretanto, disse a Saul: Teu servo toma conta das ovelhas de seu pai. Quando aparece um leão ou um urso e leva uma ovelha do rebanho, eu vou atrás dele, atinjo-o com golpes e livro a ovelha de sua boca. Quando se vira contra mim, eu o pego pela juba, atinjo-o com golpes até matá-lo." (1º Samuel 17.34-35)

Qual é a parte mais importante do seu passado? A parte mais importante do seu passado é onde você foi tocado por Deus. A parte mais importante é aquela onde as coisas não ficaram fáceis pra você, mas naquela situação, Deus o fez forte! Enquanto Davi era deixado de lado pela sua casa, era esquecido no campo como um simples pastor de ovelhas, Deus estava tocando em sua vida para transformá-lo no grande rei ele seria.

4. Seja DEPENDENTE de Deus: "O Senhor que me livrou das garras do leão e das garras do urso me livrará das mãos desse filisteu. Diante disso Saul disse a Davi: Vá, e que o Senhor esteja com você." (1º Samuel 17.37)

Davi não tinha treinamento militar. Sua força e treinamento vieram do fato de saber quem Deus é. Qual tem sido a sua fonte de força e coragem? Onde você tem apoiado a sua confiança? A confiança em si mesmo o afasta de Deus.

Reconheça suas fraquezas e mostre-se dependente de Deus, e não existirá gigante que o abaterá. Nenhum dos homens habilidosos do exército de Saul foi capaz de derrotar Golias. Davi não confiou na sua própria força, capacidade ou habilidade. Ele não era um guerreiro e estrategista e nem se propôs a isso. Davi simplesmente reivindicou servir a um Deus poderoso que era poderosamente capaz de acabar com aquele gigante.

Corte a corda da independência e libere o seu potencial!

5. Seja INFLUENCIADO pelas REFERÊNCIAS CERTAS:

"Então Saul vestiu Davi com sua própria túnica. Colocou-lhe uma armadura e um capacete de bronze na cabeça. Davi prendeu sua espada sobre a túnica e tentou andar, pois não estava acostumado àquilo. E disse a Saul: Não consigo andar com isto, pois não estou acostumado. Assim tirou tudo aquilo, e em seguida pegou seu cajado, escolheu no riacho cinco pedras lisas, colocou-as na bolsa, isto é, no seu alforje de pastor e, com sua atiradeira na mão, aproximou-se do filisteu." (1º Samuel 17.38-40)

Você não vai liberar o seu potencial andando com gente mal resolvida. Pessoas são chaves. Escolha as pessoas certas e você entrará pela porta certa. A armadura de Saul não servia para Davi.

A armadura de Saul estava contaminada pelo orgulho, inveja, soberba, altivez, espírito de rebeldia, ira profunda e vingança. Esse não é o modelo que Deus desejava para a vida de Davi e nem para sua vida. Busque referências que o ajudarão a se tornar aquilo que Deus lhe fez para ser.

Portanto, corte a corda dos relacionamentos destrutivos!

Conclusão: O que Deus começou a fazer em sua vida, Ele vai completar, até que o seu potencial seja revelado. Deus não quer apenas lhe dar vitórias. Deus deseja transformá-lo em um cristão vitorioso.

Para liberar o seu potencial...

1. DESTRUA os RÓTULOS que você recebeu - Corte a corda da MENTIRA;

2. ENCARE os seus DESAFIOS com CORAGEM - Corte a corda do MEDO;

3. Permita que Deus TOQUE em seu PASSADO - Corte a corda do SOFRIMENTO;

4. Seja DEPENDENTE de Deus - Corte a corda da INDEPENDÊNCIA;

5. Seja INFLUENCIADO pelas REFERÊNCIAS CERTAS - Corte a corda dos RELACIONAMENTOS DESTRUTIVOS.