Construa sua história

23/04/2018

Construa SUA HISTÓRIA

22 de Abril de 2018 - Pr. Ednilson Fernandes de Souza

"Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais" (Jr 29.11).

Não somos vítimas da vida ou das pessoas, somos autores da nossa história.

Através da experiência do profeta Jonas, podemos extrair princípios bíblicos que nos ajudarão a assumir o nosso destino. São princípios que, se aplicados na vida, nos levarão ao lugar que o próprio Deus determinou.

1. OUÇA e OBEDEÇA a DIREÇÃO de Deus:

Jn 1.1 E veio a palavra do SENHOR a Jonas, filho de Amitai, dizendo:

2 Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até à minha presença.

3 Porém, Jonas se levantou para fugir da presença do Senhor para Társis. E descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do Senhor."

Perguntas:

Em sua opinião, Deus abençoaria Jonas enquanto este O desobedece?

O que Deus lhe pediu para fazer e que você ainda não fez?

Que tipo de missão Deus lhe confiou, mas você está relutando em cumpri-la?

A nossa prioridade deve ser Deus e, então, o restante se ajusta. Se Deus não for a primeira pessoa da sua vida, com certeza Ele não será a segunda.

Não há a mínima possibilidade assumir o seu destino sem ouvir e obedecer a direção de Deus. Obediência é pré-requisito fundamental para se chegar no lugar que Deus já determinou para você.

2. RECONHEÇA os seus ERROS:

"Então estes homens se enche-ram de grande temor, e disseram-lhe: Por que fizeste tu isto? Pois sabiam os homens que fugia da presença do Senhor, porque ele lho tinha declarado.
E disseram-lhe: Que te faremos nós, para que o mar se nos acalme? Porque o mar ia se tornando cada vez mais tempestuoso.
E ele lhes disse: Levantai-me, e lançai-me ao mar, e o mar se vos aquietará; porque eu sei que por minha causa vos sobreveio esta grande tempestade
" (Jonas 1.10-12)

A culpa não é das pessoas que jogaram Jonas no mar, foi ele que ele entrou no barco errado. Seu destino era Nínive, e não Társis. Ele cometeu o erro de não obedecer ao que Deus havia dito para fazer.

Você não é uma vítima do que as pessoas fizeram ou do que a vida lhe proporcionou. Ninguém o jogou onde você está, foi você que escolheu chegar aí. Não podemos decidir o que a vida nos trará, mas podemos escolher o que vamos fazer com o que ela vai nos entregar.

"E levantaram a Jonas, e o lançaram ao mar, e cessou o mar da sua fúria" (Jonas 1.15)

Algumas pessoas são abençoadoras, outras são portadores de toda a sorte de males. Quando estamos fora do nosso propósito, causamos tempestades na vida das pessoas.

Quando Deus nos tira alguém é livramento, quando Ele coloca alguém é proteção.


3. RESPEITE o PROCESSO de Deus em sua VIDA:

"Preparou, pois, o Senhor um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites nas entranhas do peixe" (Jonas 1.17)

Problemas são parte do processo de Deus para nos formar.

Deus não precisa de processos para nos dar algo,

nós precisamos dos processos para recebermos.

Deus nunca vai entregar coisa grande nas mãos de quem não consegue segurar.

Então, o que você faz quando momentos difíceis chegam à sua vida?

"E orou Jonas ao SENHOR, seu Deus, das entranhas do peixe" (Jonas 2.1)

Deserto não é lugar de sofrimento, mas de oração e quebrantamento.

Respeite o que Deus está fazendo. Ele está lhe transformando antes de mudar a situação.

4. ARREPENDA-SE e COMECE novamente:

"E disse: Na minha angústia clamei ao Senhor, e ele me respondeu; do ventre do inferno gritei, e tu ouviste a minha voz." (Jonas 2.2)

Reinicie. Comece novamente. O arrependimento é o primeiro passo para um novo tempo. Reconheça que você precisa da ajuda de Deus. Convide-o para fazer parte da sua vida.

Não aceite qualquer coisa para você. Creia que tem algo que supera as suas expectativas, coisas sobrenaturais que o Pai preparou para a sua vida.

A resposta da sua aflição está em Deus.

5. NÃO DESISTA das PROMESSAS de Deus:

"Falou, pois, o Senhor ao peixe, e este vomitou a Jonas na terra seca." (Jn 2.10)

Jonas poderia ir para Nínive de barco, mas foi de peixe. O mais importante não é como você vai, mas é não desistir do propósito de Deus para sua vida.

Tudo o que vem de Deus passa pelo teste do tempo para se cumprir.

É impossível fazer as coisas de Deus do seu jeito. Se hoje você está dentro de um grande peixe ou se você se encontra no barco, por favor, não desista daquilo que Deus preparou para você.

Promessas de Deus são sementes que nunca morrem!

Conclusão: Assuma o seu destino. Não deixe que os outros escrevam a sua história e o façam chegar no lugar que eles querem para você. Você deve chegar no lugar que Deus já preparou para você chegar. Por isso, Deus está dando a você oportunidades para recomeçar a vida.

Para assumir o seu destino...
1. OUÇA e OBEDEÇA a DIREÇÃO de Deus
2. RECONHEÇA os seus ERROS
3. RESPEITE o PROCESSO de Deus em sua VIDA
4. ARREPENDA-SE e COMECE novamente
5. NÃO DESISTA das PROMESSAS de Deus