Como ser cheio do Espirito Santo

13/11/2017

Como ser cheio do Espírito Santo

Texto base: Marcos 1.8-13

-Introdução: São muitos os relatos maravilhosos sobre as visitações do Espirito Santo. Porém, a verdade é que Espírito Santo não quer apenas nos visitar e sim habitar em nossas vidas, nos enchendo a ponto de transbordarmos com seu poder e virtude.

O maior exemplo de vida cheia do Espírito é o próprio Senhor Jesus. Como Deus encarnado, sua vida era a plenitude do Espírito Santo. Algumas coisas que Jesus passou servem de exemplo para nós de como ser cheio do Espírito. Cristo não precisava ser batizado, nem orar, ler as Escrituras ou jejuar, mas fez tudo isso para nos mostrar como fazer. O Mestre não iniciou seu ministério oficialmente enquanto não recebeu o Espírito Santo em forma de pomba sobre Ele, para nos ensinar que primeiro precisamos do poder de Deus.

Como ser cheio do Espírito?

Vamos aprender como ser cheio do Espírito a partir do momento do Batismo de Jesus:

1- Ouvir a voz de Deus:

A primeira característica de uma vida cheia do Espírito é ouvir a voz de Deus.

Jesus sempre ouviu a voz de Deus, mas naquele momento precisava de uma confirmação pública para seu ministério. Todos ouviram a voz que veio do céu falando com Jesus.

Na vida do cristão cheio do Espírito, tudo o que faz é direcionado por Deus. Ouvir a voz de Deus passa a ser algo natural para quem foi cheio do Espírito.

2- Nova identidade de Filho de Deus:

A segunda característica de uma vida cheia do Espírito é assumir uma nova identidade de Filho de Deus.

Jesus era conhecido como um bom rapaz, trabalhador, filho de Maria, filho do carpinteiro José. Mas a partir daquele dia Jesus passou a ser notado como Filho de Deus. Ao sair daquela água, Jesus assumiu sua nova identidade e começou seu ministério.

Você sabe qual é a sua identidade espiritual?

Você é um Filho de Deus!

3- Prazer em Deus:

Existem muitas coisas em nossas vidas que desagradam a Deus. Mas quando somos cheios do Espírito, passamos a ter um relacionamento diferente com o mundo e com o pecado.

(o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite"(Salmos 1.2).

4- Resistir às tentações:

A quarta coisa que acontece quando temos uma vida cheia do Espírito é passar por tentações e provações.

O Espírito Santo conduziu o Senhor Jesus para o deserto onde foi tentado pelo diabo. Jesus também não precisava ir para o deserto e nem ser tentado para vencer o diabo, mas quis passar por isso para mostrar o seu poder e nos ensinar a resistir à tentação.

Somente quando somos cheios do Espírito Santo, conseguimos ter forças para resistir às tentações, pois "não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar" (I Coríntios 10.13).

5- Vida de Consagração:

A quinta lição que aprendermos de uma vida cheia do Espírito é a necessidade de consagração a Deus. Jesus também não precisava jejuar aqueles quarenta dias, mas fez isso para mostrar que quem recebe o poder Deus precisa viver em consagração constante.

O jejum não é apenas ficar sem comer ou beber. Quando jejuamos, estamos negando a carne e fortalecendo no Espírito. Significa que a presença de Deus é mais importante que o próprio alimento necessário à sua sobrevivência.

6- Vitória pela Palavra:

A sexta lição de uma vida cheia do Espírito é que a vitória vem pela Palavra de Deus.

Ao ser tentado, Jesus derrotou o inimigo através da Palavra, dizendo "está escrito" (Mt 4.4-10).

A palavra de Deus é o alimento espiritual para o cristão e também a nossa arma de defesa como "espada do Espírito" (Efésios 6.17).

7- Batalha espiritual:

A sétima característica de uma vida cheia do Espírito é discernir a batalha espiritual.

Todos vivem em constante batalha espiritual. Mas quem está na carne não percebe isso. Somente quem é cheio do Espírito Santo tem o discernimento de compreender esta grande luta.

Busque o Espírito Santo!

-CONCLUSÃO: "enchei-vos do Espírito"

A experiência de ser cheio do Espírito não é uma emoção passageira. Quando recebemos a plenitude de Deus, tudo é transformado em nosso viver.

Busque ouvir a voz do Senhor, assumir a identidade de Filho de Deus, fazer a vontade do Senhor e ter prazer nele, resistindo às tentações através de uma vida de consagração e lutar com o poder da Palavra sabendo que estamos numa batalha espiritual.

Mensagem para o líder:

Faça com sua célula uma programação especial de fim de ano;

Lembre-se de enviar casais para o treinamento dos "Mestres Familiares";

Participe e divulgue a campanha nacional de oração pelo Brasil, cole a bandeira em sua casa e demonstre sua aliança para com a igreja;

Envie pessoas para a Escola de Líderes.