Ação x Reação

06/11/2017

Ação x Reação

Texto: II Re 3.5 "E em Gibeom apareceu o Senhor a Salomão de noite em sonhos; e disse-lhe Deus: Pede o que queres que eu te dê".

Todo mundo gostaria de ouvir do Senhor o que Ele disse pra Salomão, mas o que será que Salomão fez que provocou em Deus essa atitude?

Nós sempre esperamos que Deus venha agir em nossa vida, mas um importante fato é que nas maravilhas, nos eventos de grande impacto, Deus não age, Deus reage.

Deus reage de acordo com nossas atitudes.

Jesus explicou isso no evangelho de Lucas capítulo 11:

Lc 11.9 E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á; 10 Porque qualquer que pede recebe; e quem busca acha; e a quem bate abrir-se-lhe-á.

Sempre, ação x reação: Quem pede recebe, quem procura encontra, quem bate entra.

Nosso assunto hoje é sobre o poder de nossa reação seja diante das vitórias ou nos fracassos. Ação na terra, reação no Céu.

Toda atitude, toda ação que você toma aqui na terra, provoca uma reação no Céu, portanto, se você não toma atitude nenhum, se você não tem ação nenhuma, não espere reação do Céu.

O grande problema é que as vezes nós passamos tempo demais dando desculpas sobre o porquê que nós não fizemos o que tínhamos que fazer, mas a questão é que a desculpa em nada vai mudar a situação.

Ao olhar para os heróis da fé, descobrimos que todos eles tinham muitas desculpas para não fazer o que fizeram, por exemplo:

Davi aos olhos humanos tinha desculpa para não enfrentar o gigante Golias?

As desculpas: Eu sou muito pequeno, eu sou muito jovem para enfrentar um guerreiro experiente como Golias, eu não tenho treinamento militar, eu não consigo usar essa armadura...

Desculpas Davi tinha de monte, mas ao invés de dar desculpas, ele teve uma ação e toda ação provoca uma reação no Céu. Então a atitude foi enfrentar o gigante, a reação do Céu foi derrubar o Gigante.

A minha atitude é dar o primeiro passo crendo que o Senhor dos Exércitos vai me dar a vitória.

O primeiro passo sempre é meu.

Daniel teria desculpas para parar de orar, foi baixado um decreto, uma lei que qualquer pessoa que orasse a outro deus seria lançada na cova dos leões. Ele podia ter obedecido a lei e se manter em silêncio com Deus, mas ao contrário, ele continuou dobrando os joelhos e falando com Deus do mesmo jeito, foi jogado na cova, mas lá na cova Deus enviou o anjo que fechou a boca dos leões e ainda pra melhorar, quando ele saiu da cova Deus o fez prosperar na terra da babilônia.

Todo mundo tem uma desculpa pra não agir, eu não fiz isso por causa daquilo, mas isso não vai mudar a situação.

Quando Jesus mandou Pedro voltar no mar e lançar as redes novamente, ele teria desculpas, podia dizer: Eu estou cansado, trabalhei a noite toda, eu entendo de mar, eu sou pescador, não vou ficar dando ouvidos a um carpinteiro... Ele poderia dar mil desculpas para não ir, mas sua ação foi obedecer: Sob a tua palavra eu vou lançar a minha rede.

Ação na terra, reação no céu! Quando Pedro lançou a rede o Céu trabalhou.

É assim que as coisas funcionam no Reino. As vezes a gente espera demais a ação de Deus, enquanto ele está esperando a nossa. A gente espera que o céu trabalhe e o céu está esperando que a gente tenha uma ação de fé que vai provocar o milagre.

A mulher do fluxo de sangue: Ela podia dizer -Eu não vou, Jesus vai entender, estou sangrando a 12 anos, estou fraca. Ela foi e sem medir esforços tocou em Jesus!

Ação na terra, reação no céu! Eu vou tomar minha atitude, o resto é com Deus. Um toque na veste de Jesus resolveu o problema dela.

A ação pode ser positiva ou ela pode ser negativa.

Como você reage diante de um problema ou de uma notícia ruim?

É importante avaliar qual é a minha reação neste momento, porque reação negativa também gera resultados negativos.

Se em meu coração houver dúvida, eu vou reagir pela dúvida, se dentro de mim houver medo, eu vou reagir pelo medo, mas se dentro de mim houver fé, eu vou reagir pela fé!

Marta e Maria mandaram avisar a Jesus que Lazaro a quem Jesus amava estava a beira da morte, pedindo-lhe que viesse cura-lo, Jesus demorou 4 dias!

Quando Jesus chegou le disseram: Mestre, se o Senhor tivesse chagado antes o meu irmão não teria morrido, o Senhor chegou atrasado! Foi uma péssima reação. Jesus lhe disse: Já te tenho dito que se você crer, você vai ver a glória de Deus! Ele chegou atrasado para curar, mas chegou na gora certa pra ressuscitar e ressurreição é maior que a cura!

Se pra você parece que Ele está atrasado, lembre-se que Ele pode estar preparando algo muito maior do que você pediu.

Ação na terra: Reação no Céu!

Não fique reclamando, murmurando, fazendo birra, lutando contra Deus... sua má reação vai trazer coisas más pra sua vida, mas a sua boa reação vai trazer a bondade de Deus sobre você!

Nunca se esqueça: Ação na terra, reação no céu.

Salomão:

Qual era o segredo de Salomão? Salomão era diferente da maioria, era melhor, não desejava ser mais um na multidão.

1-Todo o povo sacrificava nos altos (montes), Salomão sacrificava em Gibeão, onde havia o monte maior. (IRs 3.4)

2-Todos sacrificavam em altares de pedra, Salomão sacrificou em altar de bronze (II Cro 1.6).

3-Todos traziam sacrifícios, Salomão trouxe mil holocaustos (IRs 3.4, IICro 1.5).