A regra dos "Cinco"

13/11/2017

A regra dos "cinco"

Todo líder de sucesso que quer alcançar uma liderança com "relevância", precisa ter hábitos diários. Veja:

"Então saiu e, segundo o seu costume, foi para o Monte das Oliveiras; e os discípulos o seguiam." Lucas 22.39

Jesus costumava ir ao Monte das Oliveiras para orar. Isso fazia parte do dia a dia de Jesus, era um hábito. E, assim como Jesus, Líderes de Sucesso também precisam desenvolver hábitos de sucesso.

Dentre tantos hábitos que um líder precisa desenvolver, cinco são indispensáveis:

1 - Orar e ler a Bíblia:

Todo líder que deseja alcançar uma liderança bem-sucedida precisa criar o hábito de orar e ler a Bíblia todos os dias.

Tirar um tempo sozinho com Deus diariamente é revolucionário para o dia a dia do líder, seja para o trabalho, para o ministério ou, até mesmo, para a sua família e vida pessoal.

Somente através de uma intimidade com Deus o líder consegue resplandecer o Fruto do Espírito, que é a característica principal de um Líder de Sucesso.

Quando o líder ora e lê a Palavra, diariamente, a sua intimidade com o Senhor é tão grande que ele é capaz de se antecipar aos problemas, bem como, de receber as estratégias para solucionar qualquer situação adversa que possa enfrentar.

2 - Ler livros relevantes:

Ler livros, ainda que um capítulo ou uma pequena parte, todos os dias é fundamental para auxiliar o líder a ter ideias e para criar estratégias.

O líder precisa investir em leitura, seja tempo ou dinheiro. É fato que, na era digital em que vivemos, nem se fala tanto em investimento financeiro, pois a "gama" de livros disponíveis na Internet de forma gratuita é infindável. Contudo, o líder precisa criar o hábito de tirar um tempo e um lugar especialmente para ler. Isso vai potencializar sua força e seu crescimento.

OS livros são capazes de abrir o intelecto do homem em diversas áreas e de diversas maneiras, por isso, não menospreze este hábito, ele pode surpreender você.

3 - Ouvir mensagens pertinentes:

Todo líder que deseja alcançar o sucesso precisa buscar ser bem alimentado na Palavra.

Busque líderes bem-sucedidos que você admira e respeita. Separe um tempo para estar ouvindo uma mensagem, um vídeo, um áudio, que ele tenha disponibilizado de alguma forma, seja nas redes sociais, através de um DVD ou através de um Pen drive.

A liderança pode ser aprendida por "modelagem", ou seja, você separa uma mensagem que vai edificar a sua fé ou que vai te ensinar o que fazer para crescer em áreas específicas, por exemplo, você vai estar se "modelando" a alguém que já chegou onde você quer chegar.

Isso encurta, e muito, o caminho entre você e o objetivo que você deseja alcançar. Edifica a sua vida e alimenta a sua alma.

4 - Faça perguntas para você mesmo:

Todo líder que quer alcançar uma liderança de sucesso precisa parar de focar nas soluções "fast food" e começar a escrever perguntas que o levarão as respostas, separando um tempo para fazer perguntas e, em cima do que leu na Bíblia, do que recebeu do Espírito, do que leu em um livro e do que viu em uma mensagem.

# Dicas de perguntas:

O que eu fiz na semana passada que eu posso melhorar nesta semana?

Em cima do livro que eu li, o que eu posso fazer para colocar em prática um ensinamento específico que eu aprendi?

Perguntas como essas, levam o líder a ter atitudes que proporcionarão resultados. Por isso todo líder que quer alcançar uma liderança de sucesso precisa aprender a arte de fazer perguntas.

5 - Escreva tudo o que for importante para você durante o dia:

É preciso que o líder tenha o hábito de escrever tudo o que ele acha que pode ser útil em algum momento. Ou seja, tudo o que é edificante, uma passagem Bíblica com a sua interpretação, uma ideia que teve, uma revelação que o Espírito Santo tenha trazido ao espírito, enfim, tudo o que possa agregar valor.

Quando o líder tem todas essas coisas escritas e organizadas, ele tem um "acervo" para mensagens, para discipulados, para eventuais situações em que ele precise de uma ideia ou para automotivação.

É claro que o existem tantas outras dicas que podem ajudar o líder em sua caminhada. O importante é que o líder decida desenvolver hábitos que o edifique e que o leve a maximizar os seus resultados.