A igreja dos homens

18/12/2017

A Igreja dos homens

Porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas (I Ts 5.5).

Texto base: João 8.3-11

"E os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério;
E, pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando.
E na lei nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes?
Isto diziam eles, tentando-o, para que tivessem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia com o dedo na terra.
E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se, e disse-lhes: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela.
E, tornando a inclinar-se, escrevia na terra.
Quando ouviram isto, redargüidos da consciência, saíram um a um, a começar pelos mais velhos até aos últimos; ficou só Jesus e a mulher que estava no meio.
E, endireitando-se Jesus, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais."

Meus amados irmãos, eu acho que é muito fácil para qualquer um de nós falar sobre a Igreja de Jesus. Eu tenho falado muito sobre a Igreja de Jesus. Mas hoje eu quero falar sobre a igreja dos homens.

É muito fácil falar sobre a Igreja de Jesus, é muito difícil falar sobre a igreja dos homens.

Na igreja dos homens muitos com seus pecados escondidos apontam os dedos em direção ao erro dos outros.

A igreja dos homens existe e está entre nós.

A Igreja dos homens é uma realidade.

A Igreja dos homens é viva, ela é muito forte.

A Igreja de Jesus está com as portas abertas para receber os pecadores, mas a igreja dos homens não entende isso.

Os membros da igreja dos homens acham que a igreja é para os santos, para os puros. Mas a Igreja de Jesus sabe que essa é uma Igreja para os pecadores em busca do arrependimento.

Expulsar um pecador, uma prostituta, um viciado de dentro da igreja é iniciativa da igreja dos homens.

Muita coisa mudou, mas a igreja dos homens continua equivocada.

A igreja dos homens busca os sãos, a Igreja de Jesus busca os pecadores.

Os membros da igreja dos homens pescam na porta de nossa igreja, mas a Igreja de Jesus pesca em alto mar, lá onde o pecador está.

Os membros da igreja dos homens se importam com tatuagens e tatuados, eles dizem: O mundo está entrando dentro de nossa igreja!

Na igreja dos homens cada um tem o seu lugar certinho. Ninguém nunca senta nele.

Eles dizem: Você tem que tomar uma providência pastor, porque o mundo entrou dentro de nossa igreja. Essa é a igreja dos homens.

A igreja dos homens não se mistura com os pecadores, mas a Igreja de Jesus ensina as palavras de Cristo: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei". Mateus 11:28

A igreja dos homens é aquela que condena. A maioria dos pregadores da igreja dos homens sobe no púlpito só pra condenar.

A igreja dos homens condena e apedreja as prostitutas, mas a igreja de Jesus as acolhe e trata. A igreja dos homens não é lugar de prostitutas.

A igreja de Jesus diz: "Quem não tiver pecados atire a primeira pedra" (João 8.7).

Jesus disse: "Ou como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o argueiro que está no teu olho, não atentando tu mesmo na trave que está no teu olho? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então verás bem para tirar o argueiro que está no olho de teu irmão". Lucas 6:42

A igreja dos homens não tira o argueiro que está no seu olho e não vê, não reconhece seu próprio pecado, acha que é santa e está livre de julgamentos. Mas a Igreja de Jesus reconhece que todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus (Rm 3.23).

A igreja dos homens olha para o exterior, para a roupa, o que o outro está vestindo, olham para a condição social do próximo.

Você acredita que existem igrejas onde os pobres não são bem-vindos? Na igreja dos homens todos olham para a aparência, para as roupas, para a condição social.

A igreja dos homens estabelece hábitos e costumes como regra de fé e condicionamento para a salvação. Por exemplo: Quem bebe não vai pro Céu. Quem fuma não vai pro céu, quem torce pra time de futebol não vai pro céu...

A Igreja de Jesus olha para o coração e para o caráter.

Os membros da igreja dos homens vigiam-se mutuamente para encontrar alguém que está fora da tradição ou da comunhão. Os membros da igreja dos homens ficam o tempo todo vigiando, será que o irmão está comendo fora? O que ele está comendo? O que ele está gastando... Eles tem sempre que se vigiar. Filma, grava a conversa... Eles não tem paz.

A Igreja de Jesus ensina que a salvação é individual e que cada um dará contas de si mesmo a Deus.

A igreja dos homens está sempre condenando, a Igreja de Jesus está sempre estendendo a mão, ajudando e mostrando o caminho.

A igreja dos homens condena o pecado e aborrece o pecador, a Igreja de Jesus aborrece o pecado, mas ama o pecador.

A igreja dos homens tem muitos nomes: Ela é a igreja dos negros, a igreja dos brancos, a igreja dos ricos, a igreja dos pobres, a igreja dos gays... A igreja dos homens é um clube social.

Jesus Cristo veio para todos. A Igreja de Jesus diz: "Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora". João 6:37

"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei". Mateus 11:28

A igreja dos homens se rebela, causa divisões, se levanta contra o pastor, se levanta contra os líderes, cria novos ministérios para satisfazer o ego e a ambição de seus pseudo-lideres.

A igreja dos homens nasce na mentira, tem que mentir para convencer os seus seguidores.

A igreja dos homens não serve a Santa Ceia para quem não é crente, nem aos visitantes ou a quem não é membro da igreja. Não serve a Santa Ceia para crianças ou a quem ela considerar pecador. Dizem: A comunhão é para os adultos, e tem que ser membro e não pode ser pecador... Sobre as crianças, Jesus disse que das tais é o Reino dos Céus.

A igreja de Jesus apenas orienta: "Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice". 1 Coríntios 11:28

A Santa Ceia é do Senhor!

A Igreja de Jesus diz: "Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade". 2 Coríntios 3:17

Quer tirar o paletó tire, quer tirar o sapato tire! Eu posso raspar a cabeça, posso deixar o cabelo crescer, desde que não fira a moral e os bons costumes, posso andar de chinelo, posso andar de sapato, posso pregar de camiseta, posso usar jeans... Onde há o Espirito Santo de Deus há liberdade.

A igreja dos homens decide quem está em pecado e fora da comunhão e quem deve ser excluído. A Igreja de Jesus diz: "Não julgueis, para que não sejais julgados". Mateus 7:1

A igreja dos homens é formada de hipócritas. Ao hipócrita, em tudo o que fala ele é santo.

Os membros da igreja dos homens brigam e traem por causa de cargos de diretoria e no conselho diretor local. Brigam por superioridade.

Na Igreja de Jesus, as pessoas estão preocupadas apenas em servir a Jesus. Para servir, não precisamos de cargos ou títulos, porque na Igreja de Jesus o maior é o menor.

Na igreja dos homens as pessoas estão envolvidas em disputas internas, dissenções, divisões, desobediência...

Condutores cegos! que coais um mosquito e engolis um camelo. Mateus 23:24

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8:32

Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. Mateus 7:20

Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Mateus 7:16

A diferença:

Aos da igreja dos homens:

Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?

E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.

Mateus 7:22,23

Aos da Igreja de Jesus:

Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; Mateus 25:34

Uma carta a Igreja de Jesus:

1 Tessalonicenses 5

1 Mas, irmãos, acerca dos tempos e das estações, não necessitais de que se vos escreva;

2 Porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como o ladrão de noite;

3 Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão.

4 Mas vós, irmãos, já não estais em trevas, para que aquele dia vos surpreenda como um ladrão;

5 Porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas.

6 Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios;

7 Porque os que dormem, dormem de noite, e os que se embebedam, embebedam-se de noite.

8 Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação;

9 Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo,

10 Que morreu por nós, para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos juntamente com ele.

11 Por isso exortai-vos uns aos outros, e edificai-vos uns aos outros, como também o fazeis.

12 E rogamo-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós e que presidem sobre vós no Senhor, e vos admoestam;

13 E que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obra. Tende paz entre vós.

14 Rogamo-vos, também, irmãos, que admoesteis os desordeiros, consoleis os de pouco ânimo, sustenteis os fracos, e sejais pacientes para com todos.

15 Vede que ninguém dê a outrem mal por mal, mas segui sempre o bem, tanto uns para com os outros, como para com todos.

16 Regozijai-vos sempre.

17 Orai sem cessar.

18 Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.

19 Não extingais o Espírito.

20 Não desprezeis as profecias.

21 Examinai tudo. Retende o bem.

22 Abstende-vos de toda a aparência do mal.

23 E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

24 Fiel é o que vos chama, o qual também o fará.

25 Irmãos, orai por nós.

26 Saudai a todos os irmãos com ósculo santo.

27 Pelo Senhor vos conjuro que esta epístola seja lida a todos os santos irmãos.

28 A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco. Amém.

Texto extraído e adaptado da ministração do Rev. Mario de Oliveira - Presidente Nacional da IEQ Brasil, durante a Convenção Nacional IEQ em 2017.