Vivendo o que ninguém acreditou

31/07/2017

Habacuque 3:17-19Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado;

Todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação.
O Senhor Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas. (Para o cantor-mor sobre os meus instrumentos de corda).

Não é porque deu errado para os outros que não vai dar certo pra você! Você foi chamado pra ser diferente, DEUS faz a diferença em sua vida!

A história de Joquebede:

Joquebede: Seu pai era escravo, seu avô era escravo, ela era escrava.

Ex 2.1 E foi um homem da casa de Levi e casou com uma filha de Levi.

Todo mundo quando casa quer casa, mas escravo não, escravo vive de restos, escravo não tem lua de mel. Escravo não tem direitos. Não vai ficar uma semana afastado do serviço para namorar.

Havia um decreto de Faraó:

A ordem de Faraó: Ex 1.22 "Então ordenou Faraó a todo o seu povo, dizendo: A todos os filhos que nascerem lançareis no rio, mas a todas as filhas guardareis com vida".

Engravidou numa hora ruim.

As amigas diziam: Porque você foi engravidar? Péssima hora para engravidar! A Maria teve que entregar o filho dela, Marta também teve que matar seu menino, você também vai ter que matar o seu! Porque você não aborta?

Não aborte seus sonhos, não aborte sua família, seus planos, DEUS está cuidando de você!

O que ela temia acontece, nasce um menino. Joquebede resolve esconder seu bebê.

As amigas dizem: Como você vai esconder um bebê? Ninguém pode esconder um bebê! Se faraó te pega vai matar a você e sua casa também!

Mas ela não desistiu, resistiu enquanto pode. Escondeu seu filho por 3 meses!

Comentar como esconder uma criança.

Quando ela não consegue mais esconder o bebê ela pensa em um jeito de salva-lo, pegou um cesto, revestiu com barro e betume, enquanto as amigas falavam pra que isso? Perda de tempo? Que diferença isso vai fazer? Quanto tempo isso vai durar? O cesto vai virar...

Mas ela não desiste, ela fez o melhor que pode! Não desistiu! Insistiu, foi o mais longe que uma pessoa pode chegar.

Quando você não pode fazer nada, é a hora do milagre, a hora da provisão de DEUS!

DEUS é com os que não desistem! DEUS é com os lutadores!

Deus agindo: Ex 2.1-9

Resultado:

A única hebreia que tinha filho homem era ela.

A única escrava que recebia para trabalhar era ela, e ela cuidava do próprio filho!

O filho dela se torna Moisés: Príncipe do Egito.

Você já imaginou se Joquebede tivesse abortado?

Já imaginou se ela tivesse dado ouvido as vozes que dos que não tinham a mesma fé dela? Já imaginou se ela tivesse entregado o menino?

Nós precisamos ser como Joquebede! Precisamos nos lembrar de que os planos de DEUS são maiores que as nossas circunstâncias! O plano de DEUS é maior que as nossas dificuldades! O plano de DEUS é maior que nossos problemas! O maior que nossa dor!

Rm 8.28 "E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito".

Lute um pouco mais, insista um pouco mais, DEUS nunca falhou, nunca vai falhar! Você vai viver o que ninguém acreditou!

Dinâmica: As dificuldades da vida.

Material: Sacos de feijão, açúcar ou qualquer outra coisa que seja pesado. Pode-se encapar os sacos com papel/sacola de sua escolha.
Desenvolvimento: Peça a um voluntário para participar da dinâmica (uma pessoa fraca seria o ideal). Avise a ele, para todos da célula ouvir, que se não aguentar os fardos, pode falar. Com ele do seu lado, peça para estender os braços, entregue apenas um (fardo), e durante toda a ministração você vai e coloca vários fardos na mão do voluntário, se cair no chão pegue novamente e entregue para voluntário, até que ele não consiga mais segurar os fardos, ou peça para parar. Caso, até o final ele continuar firme, tire os fardos dele e veja qual será atitude e expressão dele.
Moral: A vida traz muitas dificuldades e preocupações, mas quando estamos firmes no propósito de Deus, nós encontraremos a vitória.

Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. 1 Pedro 5:7

Mensagens para o líder:

Sua equipe precisa entender a necessidade de ser ativo nos cultos de domingo.

Incentive os jovens a participar da RUG. Especialmente os que trabalham na Igreja.

Envie as pessoas de sua célula para a Escola de Líderes.

Ore na célula pela liderança e pelos projetos de nossa Igreja.

Ensine sobre o TSD.