Minha casa, lugar de fé

19/09/2017

Minha casa, lugar de fé
Minha casa, lugar de fé

Minha casa, lugar de Fé

Cultos Simultâneos - Setembro/Outubro 2017

Já percebeu que, nas famílias, cada casa é marcada por uma característica? Se é para se fazer um grande almoço tem que ser na casa daquela tia, se for para assistir a um jogo de futebol, é na casa daquela prima, se for para uma reunião em família, para decidir sobre algo muito sério, é na casa da mamãe... Ou seja, parece que cada casa é lugar de uma coisa. E sua casa, é conhecida como lugar de que? Quando pensam em sua casa, qual a lembrança as pessoas têm? É sobre isso que vamos pensar e repensar em nossa reunião. A fé deve ser a marca da minha família.

A rocha

"O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé" (IJo 5.4).

Construindo juntos:

No livro de Atos, capítulo 12.1-8, lemos um momento difícil para o Apóstolo Pedro. O Rei Herodes havia acabado de mandar matar Tiago, irmão de João, e agora havia mandado prender Pedro. Enquanto ele estava passando pelos sofrimentos próprios de quem está preso, sem saber o que ainda poderia lhe acontecer, os irmãos estavam reunidos na casa de Maria, mãe de João, também chamado Marcos.

A Bíblia diz que muita gente estava orando, manifestando a fé, clamando pela libertação de Pedro e, acontece um milagre, O Senhor envia um anjo para livrar Pedro da prisão. Quando ele se vê livre, na rua, o anjo que o acompanhava desaparece e é muito interessante a atitude de Pedro. Imediatamente se lembra da casa de Maria e se dirige para lá. É como se houvesse uma certeza em seu coração de que os irmãos estavam orando, e só podia ser na casa de Maria. Portanto, aquela casa era marcada como um LUGAR DE FÉ.

Assim deve ser a nossa casa. Não deve ser conhecida apenas como um lugar festeiro, ou um lugar que muitos da família usam como se fosse uma pensão, entram, tomam banho, trocam de roupa, se alimentam, e depois saem, sem nem mesmo dizer para onde vão ou a que horas vão voltar. NÃO a nossa casa precisa ter a marca da fé. Nossa casa deve ser o lugar do aconchego. Os dias em que vivemos são de lutas intensas e constantes!

Costuma-se dizer no mercado de trabalho que hoje temos que matar um leão por dia em nome da sobrevivência. A pressão do dia-a-dia maltrata pessoas e adoece corações, portanto, a nossa casa tem que ser o lugar onde encontramos palavras de esperança saindo da boca dos nossos familiares, é o lugar onde as palavras malditas ouvidas durante o dia são anuladas em nome de Jesus. A nossa casa precisa ser o lugar onde se fala do impossível e se enxerga o invisível, pela fé.

Isso, no entanto, não vai acontecer apenas porque falamos palavras de ordem e pronto. Se a minha casa deve ser um lugar de fé, preciso entender como a fé se manifesta, e a Bíblia sagrada nos ensina em Romanos 10.17 que " a fé vem pelo ouvir a mensagem através das Palavras de Cristo".

Mãos à obra:

Vamos fazer uma tarefa?

  • Cada membro da família, particularmente deve descrever sobre uma situação difícil pela qual a família já passou e foi superado.
  • Agora, todos juntos comentem o que foi lembrado.

Para ler em família:

A nossa casa é dividida em vários cômodos. Cada um desses cômodos tem uma característica, ou seja, é na sala que nos reunimos para momentos de lazer, de interação. Na cozinha, nos reunimos em família para as refeições. Nos quartos temos nossos momentos de descanso. Outro aspecto é que cada um desses cômodos exige uma mobília típica. Já pensou ter um fogão no quarto, ou uma geladeira no banheiro? Isso não é comum! Nossa casa pode ser grande ou pequena, simples ou requintada, o fato é: os utensílios da casa tem seu lugar certo.

Mas e quanto aos valores? Onde fica o amor? E a paz? Qual o lugar certo da fé? Como vimos, a fé deve ser uma característica do nosso lar. Assim como necessitamos de um fogão para fazer uma boa comida, ou de uma boa cama para uma boa noite de descanso, é fundamental que a fé em Deus seja um ingrediente em nossa família.

A Bíblia diz que é impossível agradar a Deus sem fé. Para termos a nossa casa como um lugar de fé, é preciso que a Palavra de Deus ocupe o seu devido lugar em cada cômodo do nosso coração. A nossa casa precisa ser o lugar onde se fala do impossível e se enxerga o invisível, pela fé. Isso não vai acontecer apenas porque falamos palavras de ordem e pronto. A Bíblia Sagrada nos ensina que a fé vem pelo ouvir a mensagem através das Palavras de Cristo.

Portanto, para que nosso lar seja um lugar onde a fé em Deus habita, é necessário que nós, como família, coloquemos a Palavra de Deus como nosso guia e manual para nossas vidas.

Edificando com Deus

Ao vermos o cuidado de Deus com a nossa família, vamos orar:

  • Agradecendo a Deus pelos livramentos concedidos;
  • Entoando a Deus uma canção de gratidão;
  • Pedindo ao Senhor discernimento da Sua Palavra para o aumento da nossa fé.

Fonte: Missões começa em casa - SGM.